sexta-feira, 13 de março de 2009

Diamonds inside


Para mais uma postagem, mais um assunto que intriga.


Cada vez que paro para refletir ou meditar, seja sobre a minha vida ou sobre o mundo, acabo tomando conta dos meus sentimentos e descobrindo outros tantos.

Pegando carona no texto da última postagem, a relação entre estar receptivo ou não às pessoas e às situações que a vida te impõe (sim, às vezes ela faz isso!) ou te mostra, cai no pensamento de que temos percepções diferentes dependendo do assunto do momento.


Estar aberto, de coração aberto, de alma aberta, de braços aberto para as oportunidades que a vida te mostra. Acredito que a vida é feita de oportunidades. Quando se está aberto, receptivo, o universo te mostra: olha....presta atenção....estou te dando esta oportunidade, esta chance! Cabe a você decidir se quer se agarra-la ou não. Cabe a você, que dotado de livre arbítrio, decidir se faz bem ou não, se cabe no seu contexto, na sua cabeça, no seu coração.


Tudo o que somos, ou que muitas vezes achamos que somos, vem em grande parte da percepção que temos sobre os sentimentos, as situações, os nossos valores. Tendo valores diferentes, temos percepções diferentes, mesmo que o ponto de foco seja o mesmo. Eu posso achar uma flor mais bonita que você, posso me deixar tocar mais profundamente por uma senhora pedindo esmola muito mais do que você. O sol pode me fazer sentir melhor do que você se sente num dia de chuva. O outono pode ser a minha estação preferida, enquanto você prefere o verão. Não quer dizer que gosto não se discute (sim, muitas vezes se discute), o que eu quero dizer é que muitas vezes o que é importante pra mim, pode não significar nada pra você e vice-versa.


Quando estamos abertos às nossas percepções e às percepções das outras pessoas, criamos dentro dessa relação uma coisa chamada respeito. Respeito, pelo sentimentos dos outros, respeito pela opinião dos outros, respeito pela visão que o outro tem do mundo (que pode ser fisicamente, o mesmo mundo que o seu, mas que na realidade não é). Acredito que respeitando o sentimento das pessoas (partindo desse ponto que cada um tem sua própria visão, criando assim sua própria realidade), podemos tornar as diferenças em saudáveis sorrisos.


O que acontece é que nem todo mundo tem essa percepção. Nem todo mundo respeita e faz questão de entender o sentimento das outras pessoas, quer tenham um relacionamento ou não. Seja ele de amizade, familiar, ou até mesmo de amor.

Quando sentimos que alguém ignora esses sentimentos, nos tornamos raivosos, muitas vezes nos anulamos, e quando mesmo assim queremos ainda segurar a situação, chegamos ao ponto de mendigar. Mendigar por atenção, por carinho, por amor. Se contentar com o que temos e nada mais. Não buscar, não realizar, não caminhar, não crescer, não evoluir. Simplesmente nos entregamos e nos acomodamos. Por que?


Porque quando nos encontramos numa situação que nos parece favorável, mas que ao mesmo tempo não encontra com os seus sonhos, em o que você quer pra sua vida, simplesmente nos acomodamos? Será que é medo de encarar o novo? Será que é repreensão do seu próprio corpo em entregar o seu coração aos seus sonhos? Será que, conforme os anos se passam, deixamos de lado o que "sentimos" e passamos a agir pelo que "pensamos"? Será que deixamos de lutar apenas porque já nos decepcionamos demais? Será que vale a pena tentar de novo? Pular de cabeça? Entregar seu coração? Será que vale mais a pena escutar seu coração do que sua cabeça?


A reposta, meus queridos, é sim! E é sim, não só porque eu acredito na beleza da vida. Não é só porque eu acredito que existe uma força maior que nos leva para os caminhos certos. Não é porque prefiro dar 100% de confiança para todas as pessoas, ao invés de deixá-las pisando em ovos. Não é só porque acredito que a vida te mostra sinais, sinais que devem vistos, escutados, guardados e quem sabe, muitas vezes, avaliados.

A resposta é sim porque dentro de cada um de nós existe uma linda pedra preciosa....um lindo e brilhante diamante. Cabe a nós sabermos deixar ele brilhar! Cabe a nós não esquecermos nunca de que ele está ali. Cabe a nós não deixarmos alguém acabar com sua beleza. Isso é ter 100% de confiança de saber que você é rico por dentro, de que você merece tudo o que deseja, merece tudo o que sonha. E mais, saber que você não fará nada que faça ele empobrecer.


Você já se olhou no espelho hoje? O que você vê? Você gosta do que você vê?

Se você não gosta, mude. Se você não brilha, escute seu coração, veja o que ele tem a te dizer!


Abro o Osho texto 264, vou postar aqui esse pedaço:


"É como se, não tendo verificado o seu bolso, você achasse que é um mendigo; fica então a mendigar....e em seu bolso você está carregando um valioso diamante que lhe poderia dar tesouros suficientes para toda sua vida. Então, um dia você coloca a mão no bolso e, subitamente , é um imperador. Existencialmente nada mudou, a situação é a mesma: o diamante estava ali antes, o diamante está aqui agora. A única coisa que mudou é que agora você ficou consciente de que o possui".


Você já colocou a mão no seu bolso hoje?



Música: She had diamonds inside - Ben Harper


Frase: Se você ficar consciente, repetidamente reconhecerá que você já está lá, exatamente aonde estava tentando chegar.